Governo da Destruição

Linha do tempo

UM GOVERNO CONTRA O MEIO AMBIENTE

O governo Bolsonaro comprova, a cada dia, que é inimigo do meio ambiente. O aumento do desmatamento e das queimadas, a liberação de agrotóxicos em uma velocidade assustadora e a lentidao e inação para agir contra o óleo no Nordeste não aconteceram por acaso. São resultado do desmonte ambiental e da política de destruição promovida pelo governo. Confira a seguir a "coleção" de atrocidades ambientais promovidas no primeiro ano do Governo Bolsonaro.

01.01.2019

Um ministro falso

Ricardo Salles, o novo ministro do meio ambiente, ficou conhecido escrevendo e assinando artigos com um currículo falso: ele inventou que se formou na Universidade Yale e que entende de meio ambiente. É mentira. Na verdade, ele é um advogado que prestava serviços para o agronegócio. Duas semanas antes de assumir o ministério, foi condenado pela justiça de São Paulo, acusado de FRAUDE AMBIENTAL.

fonte

08.01.2019

Salles nem disfarçou

Na transição, o antigo ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, preparou um dossiê com tudo o que o ministério estava fazendo e o olhar para o futuro. Salles recusou-se a receber o documento. Nem disfarçou: não estava interessado em políticas ambientais. Suas prioridades eram outras: um dos primeiros atos do Ministério foi perdoar a multa por crime ambiental que Bolsonaro recebeu por pesca ilegal numa área protegida.

fonte

14.01.2019

À la Trump

Antes da posse, Bolsonaro mostrou intenção em sair do Acordo de Paris. Voltou atrás. Mas nomeou como Ministro das Relações Exteriores, responsável pelas negociações internacionais de clima, Ernesto Araujo, um negacionista das mudanças climáticas.

fonte

28.02.2019

Começa o ataque

Salles entra em guerra contra todo mundo que protege o meio ambiente. Demite quase todos os líderes dos órgãos ambientais e não coloca ninguém no lugar da maioria. Os administradores de reservas ambientais e parques nacionais são demitidos e substituídos por policiais militares inativos. O investimento em programas ambientais despenca.

fonte

04.03.2019

Mineiradoras estrangeiras de olho

Ministro de Minas e Energia, em grande evento com mineradoras no Canadá, anuncia os planos do governo Bolsonaro de liberar mineração em terras indígenas.

fonte

13.03.2019

Técnicos amordaçados

O ministro Ricardo Salles proíbe que funcionários dos órgãos responsáveis por cuidar do meio ambiente divulguem qualquer informação sem antes ter seu aval. Quer controle total da comunicação.

fonte

03.04.2019

100 dias deVeneno

Em apenas 3 meses, o governo Bolsonaro libera mais agrotóxicos do que qualquer outro na última década. Produtos proibidos na Europa, como Atrazina e acefato, encontram solo fértil pra contaminar no Brasil de Bolsonaro.

fonte

11.04.2019

A farra da impunidade

Quase todos os programas ambientais estão parados, sem dinheiro. Priorizaram criar um novo, especial: os Núcleos de Conciliação Ambiental. Na verdade, um verdadeiro cartório burocrático para perdoar multas ambientais.

fonte

11.04.2019

Parecer técnico pra que?

MMA envia um oficio para o Presidente do Ibama contrariar seu próprio parecer técnico e autorizar leilão de petróleo ao lado do Parque Nacional de Abrolhos.

fonte

14.04.2019

Sociedade Civil Excluída

Governo Bolsonaro extinguiu dezenas de conselhos e comitês de participação da sociedade civil.

fonte

15.04.2019

Em defesa dos madeireiros ilegais

Conforme previsto em lei, equipamentos envolvidos em atividades ilegais e apreendidos no meio da floresta podem ser queimados para, entre outras razões, não serem recuperados pelos criminosos. Bolsonaro fez discurso em rede social defendendo que não se destrua mais esses equipamentos, criticando publicamente o Ibama.

fonte

15.04.2019

O fim da prevenção de incêndios I

Com o corte de 24% no orçamento do Ibama, quase não sobra recursos nem para pagar os gastos fixos do órgão. O Brasil perde capacidade de monitorar, fiscalizar e prevenir crimes ambientais.

fonte

07.05.2019

O fim da prevenção de incêndios II

38% do orçamento dos programas de prevenção e controle de incêndios florestais foram bloqueados.

fonte

07.05.2019

Dane-seo clima

O orçamento para lidar com mudanças climáticas é reduzido a praticamente zero. O corte de 95% afeta duramente os programas de combate ao desmatamento e às queimadas, maior fonte de emissões brasileiras de gases do efeito estufa.

fonte

08.05.2019

“O desmonte de tudo quefoi construído”

Num encontro inédito, ex-ministros do Meio Ambiente de todos os governos desde o fim da Ditadura Militar denunciam o “desmonte da governança socioambiental” promovida pelo governo Bolsonaro e acusam Salles de tentar destruir o Ministério do Meio Ambiente e liquidar sua capacidade de proteger a floresta.

fonte

27.05.2019

Corre que apolícia vem aí

Governo avisa antecipadamente onde fará operação de fiscalização do Ibama contra desmatamento, para que os infratores possam se esconder.

fonte

27.05.2019

Menos conservaçãomenos áreas protegidas

Bolsonaro anuncia planos de reduzir 67 Unidades de Conservação, para não atrapalhar a abertura de estradas e outros projetos. Salles promete rever todas as 334 Unidades de Conservação federais.

fonte

13.06.2019

Vitória daimpunidade

O presidente comemora a queda das multas do Ibama contra crimes ambientais. “No primeiro bimestre deste ano, tivemos um menor percentual de multas no campo, e vão continuar diminuindo, vamos acabar com essa indústria da multa no campo”.

fonte

25.06.2019

Mais veneno no nosso prato

Com a aprovação de mais 42 venenos em uma tacada só, chegamos a 239 novos agrotóxicos registrados desde o começo de 2019. 43% são altamente ou extremamente tóxicos, 31% não são permitidos na União Europeia e a maior parte deles sem nada de novo ou mais ‘moderno’.

fonte

04.07.2019

Cuspindo no pratoque come

Governo Bolsonaro começa uma polêmica absurda com Alemanha e Noruega, os principais doadores do Fundo Amazônia, que financia projetos de preservação da floresta e de geração de negócios sustentáveis. Para surpresa dos dois doadores, ele sugere que o dinheiro seja aplicado para indenizar grileiros de terras públicas. Resultado: os repasses foram suspensos.

fonte

06.07.2019

E o crime sente quetem o apoio do governo

Quando as equipes de fiscalização do Ibama chegaram à Terra Indígena Zoró, em Rondônia, para impedir uma ação criminosa de madeireiros, os agentes da lei foram recebidos com violência. Um caminhão-tanque do órgão federal foi incendiado e a operação precisou ser interrompida. Os madeireiros sentem que têm o apoio do governo e que agora podem se recusar a obedecer a lei.

fonte

17.07.2019

…E temmesmo

Duas semanas depois do ataque ao Ibama em Rondônia, Ricardo Salles vai à região e discursa a madeireiros, chamando-os de “cidadãos de bem”. É bom lembrar que as madeireiras que operam na região atuam na extração ilegal de madeira de terras indígenas.

fonte

23.07.2019

Rotulagem tóxica

Anvisa muda classificação de agrotóxicos, deixando os critérios mais brandos. Pela nova regra, somente pesticidas que causam morte serão considerados extremamente tóxicos.

fonte

06.08.2019

E afloresta cai

Surpresa nenhuma: depois de meio ano de reduções nos esforços de monitoramento, prevenção e fiscalização, o desmatamento explode. O número de alertas de desmatamento em julho foi 278% maior que o verificado no mesmo mês de 2018. No acumulado do ano, o aumento de alertas foi de quase 50%.

fonte

07.08.2019

A inimigaé a ciência

Insatisfeito com a repercussão internacional do aumento do desmatamento, Bolsonaro resolve botar a culpa no INPE, o instituto de pesquisa responsável pelo monitoramento por satélites. Para “resolver o problema”, acaba demitindo seu diretor, o renomado físico Ricardo Galvão, num ato de óbvia interferência política num trabalho técnico.

fonte

15.08.2019

Fundo amazôniaabandonado

Noruega suspende as doações para o Fundo Amazônia, assim como a Alemanha havia feito dias antes. Os dois países foram duramente atacados pelo governo brasileiro, maior beneficiário do Fundo voltado para ações de conservação da Amazônia.

fonte

19.08.2019

Apocalipse now

O dia vira noite, no meio da tarde, em São Paulo, num fenômeno climático nunca visto antes. As mudanças climáticas, que geram tempestades de potência cada vez maior, e a fuligem das queimadas da Amazônia e do Cerrado ajudam a entender o que aconteceu.

fonte

22.08.2019

Mas a culpa édas ongs

Numa tentativa desvairada de fugir da sua responsabilidade, mas com muita convicção, Bolsonaro começa a dizer que foram as ONGs que botaram fogo na floresta, apenas para prejudicá-lo. Nos dias que se seguiram ficou claro que várias das queimadas foram sim criminosas. Muitas foram provocadas por desmatadores articulados por Whatsapp em redes que apoiam Bolsonaro.

fonte

23.08.2019

Causa econsequência

Imagens da NASA registram grande aumento nas queimadas e associam o problema ao aumento do desmatamento, que veio antes. Incêndios ocorrem sobre troncos de mata desflorestada deixados para secar ao sol.

fonte

27.08.2019

Queimandodinheiro

Depois de cortar brutalmente o orçamento para meio ambiente, Bolsonaro reclamou que não podia cuidar da Amazônia por falta de dinheiro. E, diante de uma oferta de ajuda financeira do G7, o presidente reagiu com irritação infantil, impondo condições absurdas para aceitar o dinheiro.

fonte

28.08.2019

Mais infraçõesmenos punições

O aumento no desmatamento foi gigantesco no último ano. Ainda assim, de janeiro a agosto de 2019, houve uma redução de 28% na quantidade de autuações ambientais em todo o país, quando comparado com o mesmo período de 2018. Especificamente em relação aos crimes contra a flora, na região da Amazônia Legal, a redução foi de 40%.

fonte

30.08.2019

Óleo no Nordeste

Primeiras manchas de óleo aparecem na costa no nordeste.

fonte

31.08.2019

O mercadoreage

Timberland, Vans e H&M são algumas das primeiras empresas a decidir suspender as compras de couro brasileiro, em protesto contra a destruição da Amazônia. Várias outras estudam medidas similares. O desmando ambiental do governo Bolsonaro começa a machucar a economia brasileira.

fonte

04.09.2019

Ministériodenunciado

O Ministério Público Federal (MPF) envia uma série de treze recomendações para o Ministério de Salles começar a trabalhar pelo meio ambiente, apontando omissões e ineficiências, e pedindo para o ministro parar de perseguir os órgãos de fiscalização.

fonte

08.09.2019

Amazôniaem chamas

Alertas de desmatamento da Amazônia crescem 321% em agosto, alertas de fogo aumentam 196,4%, em comparação com 2018.

fonte

10.09.2019

O fim da fiscalização

O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) cortou 22% das operações de fiscalização ambiental planejadas para o ano entre janeiro e agosto.

fonte

11.09.2019

Palavrasao vento

De janeiro a setembro, o governo só aplicou 7,5% do reduzido recurso para políticas de combate ao desmatamento e crimes associados, como grilagem de terras e violência contra comunidades. Sem fiscalização, quem está agindo com liberdade é o crime organizado. Com essa conivência, máfias que lucram com a destruição da floresta estão colocando em risco a floresta e seus povos.

fonte

11.09.2019

Tour da mentira

Enquanto a floresta queimava e o óleo começava a se espalhavar por todos os estados do nordeste, o ministro Salles planejava um tour pela Europa para vender a imagem de que o Brasil cuida do meio ambiente

fonte

17.09.2019

Não estáPegando bem...

Senadores americanos, incluindo candidatos à presidência dos EUA, cobram de grandes empresas e instituições financeiras compromissos no combate ao desmatamento da Amazônia.

fonte

19.09.2019

Nadabem…

No mesmo dia em que o parlamento da Áustria rejeita o acordo da União Européia com o Mercosul, 230 fundos que movimentam U$S 16 bilhões cobram de Bolsonaro medidas eficazes para proteger a Amazônia.

fonte

02.10.2019

Governo do veneno

O ritmo das aprovações de agrotóxicos é o mais acelerado da última década: 410 novos agrotóxicos foram liberados desde janeiro. De todos os produtos liberados até agora, 34% contém agrotóxicos não aprovados na União Européia.

fonte

10.10.2019

Baleias e corais sob ameaça

Nem notas técnicas, nem mobilização da sociedade civil, nem o fato de o óleo já ter se espalhado pelos 9 estados do Nordeste adiantaram. O governo seguiu adiante na oferta de blocos de petróleo na região de Abrolhos. Felizmente, nenhuma empresa adquiriu os blocos, mas a Agência Nacional do Petróleo já declarou que vai oferecê-los novamente no futuro.

fonte

18.10.2019

‘serto’

MP cria o fundão do Salles. Com ela, o Ministro passaria a ter o poder de negociar descontos para nada mais nada menos do que R$ 39 bilhões de multas ambientais, definindo também aonde aplicar os recursos arrecadados. E tudo isso sem transparência ou critérios claros de efetividade e resultado. Vale lembrar que Salles é aquele mesmo condenado pela justiça de São Paulo por improbidade administrativa.

fonte

18.10.2019

Governo seguesem agir

Ministério Público Federal entrou com uma ação contra a União pedindo que a Justiça obrigue o governo federal a acionar o Plano Nacional de Contingência. ONGs e personalidades pedem fim do sigilo das ações do governo.

fonte

19.10.2019

Lembra daqueles comitês extintos?

Dentre os comitês extintos pelo Governo Bolsonaro em abril, estavam o Comitê Executivo e o Comitê de Suporte, peças-chave para a implementação da estrutura e resposta previstas no Plano Nacional de Contingência.

fonte

22.10.2019

Mas... já?

Somente 41 dias depois do início das manchas de óleo no nordeste o governo acionou o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo, que deveria ser acionado imediatamente em casos como esse. Mesmo com o atraso, a ativação não passou de um ofício.

fonte

24.10.2019

Nos vemos no Supremo

Ricardo Salles fez o (im)provável para conter uma crise ambiental do seu governo: mentiu e tentou colocar a culpa nos outros. Depois de chamar a ONG de 'ecoterrorista', insinuou que o Greenpeace seria responsável pelo derramamento de óleo. Em resposta, Greenpeace protocola ação no STF contra Ricardo Salles por difamação.

fonte

06.11.2019

Cana na Amazônia e no pantanal

Bolsonaro revoga decreto que estabelecia o zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar e impedia a expansão do cultivo na Amazônia e Pantanal. O zoneamento, que era inclusive defendido pelo setor sucro-alcoleiro, foi um dos principais fatores que tornou o etanol brasileiro em um diferencial para as exportações, justamente por proteger os biomas de desmatamento.

fonte

06.11.2019

Mundo Frito

Com mais de 500 localidades no nordeste afetadas pelo óleo, o governo fez um novo leilão de petróleo. Foi um fracasso para o governo, mas maior ainda para o clima. O governo vendeu menos do que queria. Mas só o petróleo que a Petrobrás arrematou representa mais do que o mundo pode queimar para atingir os compromissos do Acordo de Paris.

fonte

07.11.2019

Soja na Amazônia

Com apoio da Ministra de Agricultura Tereza Cristina e do próprio Presidente, a Associação de Produtores de Soja (Aprosoja) pressiona pelo fim da Moratória da Soja, pacto firmado em 2006 por governo, traders e ONGs para que não se comprasse soja produzida em área desmatada na Amazônia.

fonte

18.11.2019

Não é que o INPE tava certo?

Desmatamento da Amazônia foi de 9.762 km² em 2019, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). É a maior taxa desde 2008. Porcentualmente, é também o maior salto de um ano para o outro dos últimos 22 anos. A equipe técnica do MMA, por sua vez, é quase 20% menor do que em 2018.

fonte

18.11.2019

E tem mais

Já começou a contar o desmatamento da Amazônia que será divulgado em 2020. Os meses de agosto, setembro e outubro (que entram na conta do ano que vem) já apresentam um aumento de 100% em comparação ao mesmo período do ano anterior. É o governo trabalhando sem descanso para destruir a floresta.

fonte

19.11.2019

Pressão internacional em alta

Los Angeles e Nova York, os dois maiores municípios dos EUA, propõem legislações que vetam a compra de produtos ligados ao desmatamento da Amazônia.

fonte

20.11.2019

De onde menos se espera, nada acontece

Sem metas, orçamento e prazos, MMA anuncia plano vazio de combate ao desmatamento, que já subiu 100% entre agosto e outubro de 2019, comparado com 2018. Para Bolsonaro, desmatamento é cultural e a solução é regularizar terra por autodeclaração. Em outras palavras, dar terra pra grileiro.

fonte

21.11.2019

Do Lado do Crime

O Ibama, órgão de proteção e fiscalização ambiental, dá um presentão prá quem vive de madeira ilegal. A partir de agora, uma serraria só poderá ser multada pela compra de madeira fraudada se for comprovado que ela sabia que a madeira era de fato ilegal. O que já era ruim, vai ficar ainda pior.

fonte

23.11.2019

ÓLEO NO NORDESTE BRASIL

Depois de atingir mais de 700 localidades, fragmentos de óleo são encontrados no litoral norte do RJ.

fonte

25.11.2019

Ataque à democracia

Bolsonaro apresenta projeto que isenta militares e agentes de segurança de serem punidos caso cometam crimes durante ações de repressão contra manifestações, por exemplo.

fonte

26.11.2019

Agora a culpa é do bombeiro

Sem provas ou transparência, 4 brigadistas de incêncio voluntários de Alter do Chão são presos e ONG Projeto Saúde e Alegria tem documentos e equipamentos apreendidos. Cerca de 180 de organizações se manifestam em solidariedade aos acusados e em repúdio à ação da polícia.

fonte

27.11.2019

Crime contra humanidade

Bolsonaro é denunciado no Tribunal Penal Internacional por crime contra a humanidade e por incitar o genocídio indígena.

fonte

28.11.2019

Apertando o cerco

Menos de uma semana depois de ter seu sigilo bancário quebrado pela Justiça de São Paulo em investigação por enriquecimento ilícito, o silêncio e inação de Ricardo Salles em responder às manchas de óleo levaram deputados a protocolar um pedido de impeachment contra o ministro, por crime de responsabilidade.

fonte

28.11.2019

Sem novidades

Uma hora depois dos brigadistas serem soltos, Bolsonaro diz para ninguém doar dinheiro para ONGs e acusa, novamente sem provas, Leonardo diCaprio de dar dinheiro para 'tacar fogo na Amazônia'.

fonte

28.11.2019

Vilãodo Clime

Na 25ª Conferência sobre Clima da ONU, realizada em Madrid, o Brasil pela primeira vez encarna o vilão ambiental. Por anos nossos diplomatas ajudaram a liderar as discussões, defendendo a manutenção das florestas e os interesses dos países em desenvolvimento.

fonte

02.12.2019

Às vésperas da COP

Brasil é denunciado na ONU pelo "alarmante desmantelamento do sistema de proteção" e negligência em relação às tragédias ambientais.

fonte

03.12.2019

O mercado internacional NÃO quer

67 das maiores companhias e investidores internacionais mandam uma carta a Bolsonaro, pressionando o governo a barrar o desmatamento na Amazônia para produção de soja.

fonte

06.12.2019

Pegana mentira

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, diz que a Alemanha apoia suas ideias para reformular o Fundo Amazônia, pelo qual os países ricos ajudam a manter a floresta em pé. Era mentira. A embaixada alemã no Brasil é obrigada a desmentir a cascata ministerial.

fonte

12.12.2019

Presentede Natal

O Natal foi gordo em 2019 para quem invade e desmata terra pública. Ao assinar a MP 910/2019, a MP da Grilagem, Bolsonaro deu de presente a anistia para todo mundo que roubou terras federais e tacou a motosserra em cima. Pagando uma pechincha eles podem legalizar sua situação.

fonte

Agora que você entendeu o tamanho do problema, o que você pode fazer? Se informe, assine a petição e pressione contra a destruição ambiental causada pelo governo.
Acesse:

Compartilhe